30 de abr. de 2009

Por que o cinema Nacional não vai pra frente?

Com a crescente busca por novidades no cinema, as nossas produções Brasileiras ainda estão desfalcadas.
Com exceção de alguns filmes é claro. Como Tropa de Elite, O Jardineiro Fiel, Zé do Caixão, Cidade de Deus, e Blá blá blá... Mas ainda assim, muitos filmes nacionais simplesmente decepcionam.
Mas por que?
Por 5 motivos:

1. Roteiro:

Os filmes brasileiros em sua maioria, possuem roteiros fracos para uma fácil compreensão. E buscam mais explorar a área da comédia e drama. Os roteiristas não ousam buscar hitórias novas, pois seguem um mesmo padrão genérico de ser.
Talvez pelo medo de fazer algo que desagrade os seus telespectadores, ou simplesmente porque preferem que as coisas continuem do jeito que estão.
Outra coisa que meio que estraga os filmes são os diálogos. O cinema brasileiro deixa a impressão de que teatro e cinema são a mesma coisa. Não trata os dois de maneira distinta. Podemos perceber isso quando vemos o dialogo de dois atores, que fazem caretas demasiadas e dão muita ênfase no sotaque local. Fica um negócio esquisito.

2. Trilha sonora:

Enquanto em hollywood, para cada filme é selecionada uma orquestra simfônica; Aqui no Brasil, para cada filme é escolhido umas 5 bandas pop's. E sem falar do estilo musical. Quem ve nossos filmes pensa todos os brasileiros adoram funk, samba e música sertaneja.Tem gente aqui que pode não corcordar comigo, mas gosto musical não se discute. Mas admitamos que isso fere o ouvido do telespectador. Pois a variação musical é muito nula.

3. Efeitos Especiais:

É difícil ver em pleno século XX1, que não consigamos ainda fazer uma batida de carro decente. Ou uma cena de ação empolgante.Os efeitos especiais são de chorar.
Vai dizer que quando você esta vendo um filme nacional, e esta passando uma sequencia de perseguição de carros, você também não percebe que eles só ficam indo de um lado pro outro, a aproximadamente 30km/h, e só as cameras que ficam girando e dando zoom nos motoristas?
Talvez pela falta de gente competente no ramo da computação gráfica, ainda não tenhamos um reconhecimento merecido por parte dos efeitos visuais.

4. Apelação:

Isso é uma coisa que ja vem enchendo o saco há muito tempo.
Praticamente em todas as produções nacionais, tem "algumas" mulheres seminuas, ou totalmente peladas. Isso sem contar o palavriado excessivo (Se bem que os norte americanos usam fuck para quase tudo).
Mas é necessario que os filmes sejam tão apelativos? É necessário um humor tão baixo para tentar arrancar risadas dos telespectadores?
O filme Brasileiro tem atingido um nível muito especifico. Para marmanjos e maloqueiros que se diverte em ver os atores falando "p****" , e ainda fica dando risadinha e dizendo "-ha ha ha, você viu? Ele disse p****, ha-ha".
Poxa, e as mães que querem ensinar seus filhos a serem crianças respeitaveis? Por isso que a educação vem decrescendo, porque o humor Brasileiro tem se tornado muito sujo e pesado.
As comédias invéz de serem inteligentes e que nos deem motivos para rir, não passam de um palavriado no filme inteiro!
5. Pirataria e o Público Brasileiro:

Com a expansão crescente da internet, desde o ano de 1990, a televisão e o cinema foram perdendo a sua importância no meio de nossa sociedade. Há quem diga que daqui a 10 anos a televisão não ira mais existir, sendo substituida pela internet. O que dificulta nossas produções cinematográficas, pois ninguém mais paga para ver um filme no cinema, pois prefere simplesmente fazer o download no computador. O que é uma hipocrisia por parte de nós cidadões, que deixamos de investir no meio artistico, e uma sacanagem por parte do governo.
Com custos elevados na entrada de um cinema, ou um preço caro cobrado por um filme na loja, todos preferem comprar um filme piratão por R$1,99 ou simplesmente baixar da internet.E também o cinema nacional é ainda desvalorizado, e o público prefere pagar para ver produções internacionais.
Então, o único jeito de se mudar essa imagem do Brasil, é acabar com a pirataria, baratear os custos no meio de entretenimeto, e buscar inovações no meio cinematográfico.

13 comentários:

  1. puxa.. vc disse Tudoo..
    o cinema nacional tem muito que melhorar mesmo.. desde os atores, produtores, roteiristas, até mesmo a população que compra os piratas =o

    Seu BLog esta na lista do TOP5 do Seu Irro!
    http://seuirro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. acho que esqueceu um: preconceito!
    auehauheuhaeuhaeuhauehuaheuheauhuahe
    alguns até são bons, mas por causa do preconceito nem vão pra frente!
    ex: "como fazer um filme de amor" uma ótima comédia que quase ninguém viu!

    ResponderExcluir
  3. puxa.. vc disse Tudoo..
    o cinema nacional tem muito que melhorar mesmo.. [2]

    os unicos filmes que eu realmente gostei foram

    ' carandiru, e era uma vez.'

    :)

    ResponderExcluir
  4. Cara, primeiro, comparar filmes brasileiros com Hollywoodianos não da né. Aqui temos outra cultura o estilo é diferente, tirar a putaria dos filmes brasileiros e como tirar as mortes nos filmes do Rambo por exemplo! As musicas a msm coisa, pode ser q vc não aceite mas aqui o q se escuta é funk, samba e música sertaneja! Fazer o q se ao contrario dos USA o rock não é o q manda aqui. E não é falta de gente competente para fazer boas cenas de ação e sim investimento, grana. Primeiro pq o brasileiro não valoriza nada q é nacional assim como vc. E antes de ver o filme ja diz q é uma merda. Segundo q pirataria q é uma coisa mto complicado, e não só aqui. O caso dos palavrões eu axo uma idiotice, qual o problema de dizer cu? Quem não tem cu? Enfim vai assistir Cidade de Deus pra perceber q sim! Temos capacidade de fazer excelentes filmes! Mas capacidade anda meio longe da vontade e da condição de rsrs...

    ResponderExcluir
  5. Também sou in dignado com o fato de não termos
    filmes com efeitos especiais apresentáveis... chage a ser ridículo! você também tem razão sobre a apelação, é o cúmulo, muitas vezes não assisto filmes brasileiro porque tem muita pu@#$%@#% e palavrão cara! belo post! parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. to te seguindooo =]
    me segue laa tbm
    segue no
    http://vovobanguela.blogspot.com/

    vlwww até mais

    ResponderExcluir
  7. Vi o blog no Top 5 do Seu Irro..
    Muito massa!

    E sobre o post!
    Claro que não dá pra descordar dos seus argumentos, mas acho que o principal motivo do cinema brasileiro não ir pra frente, é a desvalorização que os próprios brasileiros dão aquilo que é "produto nosso".

    Cinema, música, arte... bom ou não tão bom, sempre preferimos aquilo que vem la de fora!
    hehe..

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Você na brincadeira dos Selos!!!
    http://nessullius.com/?p=386
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Gostei, concordo plenamente. Que bom que tem alguém que se importa e fala o que acha do nosso cinema. Realmente o cinema está crescendo, mas falta aquele toque de ação, fantasia, aventura, comedia. Até as novelas na minha opinião, são melhores do que os filmes. Claro que há filme bons a para serem asistido, mas estamos longe de concorrer com os hollydianos. O publico tem que exigir filme melhores tão bom quanto os hollywoodianos. E transformarmos filme brasileiros em verdadeiros, blockbusters

    ResponderExcluir
  10. Desculpa, vi seu tópico em outro blog que não era aberto à comentários, então vim comentar aqui.

    Por que o cinema nacional não vai pra frente em uma só palavra: Preconceito!
    Assim como o cinema Argentino, Cubano, Dinamarquês, Escocês....

    Falta de gente pra apreciar o cinema que não precisa de Efeitos especias, falta de gente pra apreciar a nudez sem achar que é 'apelação', falta de gente que 'entenda' um bom roteiro 'sem clichês'.
    Adoro o Cinema Nacional, bem como o Latino.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post, voce disse tudo. O cinema brasileiro é horrivel. E não adianta virem com desculpa que o povo é preconceituoso, não tem cultura e blá-blá-blá. A gente gosta do que é bom. Comida brasileira é boa, música, teatro são bons e até a tv brasileira também apresenta boas produções. Infelizmente falta competencia no cinema brasileiro.Para os incompetentes é mais fácil jogar a culpa dos nossos fracasso nos outros.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Desabafa!

=> Histórico